top of page

NOSSA HISTÓRIA

O PIER teve sua origem na cidade de São Sebastião como um coletivo de psicologia, exercendo atividades (inicialmente voluntárias e posteriormente com incentivo do Instituto Verdescola) de suporte e apoio à população afetada direta e indiretamente pelas chuvas do Carnaval de fevereiro de 2023. Na Vila Sahy, local mais afetado pela chuva, tendo em vista o grave impacto causado na saúde mental individual e coletiva, foi estabelecida com incentivo do Instituto Verdescola a PRIMEIRA ETAPA* do nosso trabalho: a estruturação de um plano para atender a necessidade emergencial de amparar as famílias enlutadas, desabrigadas, desalojadas e gravemente feridas, conforme Decreto de Calamidade Pública da Prefeitura Municipal de São Sebastião 8777/2023.

Na SEGUNDA ETAPA, desenvolveu-se um projeto de psicologia a fim de atendermos de forma emergencial as famílias, promovendo amparo e acolhimento ainda em campo. Foram 780 pessoas atendidas em 11 dias, por 4 equipes de psicólogos de forma presencial e 1 equipe de psicólogos de forma online. Recebemos voluntários psicólogos em um posto demarcado, orientamos e distribuímos os psicólogos de acordo com as demandas e suas capacitações. Acompanhando, supervisionando e adequando o trabalho a cada dia de acordo com as novas demandas às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Na TERCEIRA ETAPA, após 11 dias da tragédia, a equipe de 38 psicólogos foi contratada para prestar serviços de atendimento psicológico de forma presencial e online, através do Instituto Verdescola. Os atendimentos aconteceram em grupos e individualmente, com a abordagem inicial da psicoterapia breve e da terapia comunitária de forma a promover o direito à saúde mental em um contexto de extrema vulnerabilidade e desamparo.

Ao somar com a contratação da ONG Horas da Vida e União BR pelo Instituto Verdescola, foi inaugurado o PROJETO CONTAINER, com o objetivo de atender as pessoas afetadas de forma online e presencial, principalmente da Vila Sahy, mas também de outros bairros da costa sul de São Sebastião (Juquehy, Vila Eskimó, Baleia, Baleia Verde, Camburi, Sertão do Piavú, Areião, Sertão do Cacau, Boiçucanga e Bertioga). O foco do trabalho foi o desenvolvimento de recursos emocionais para o enfrentamento deste desastre comunitário. A equipe manteve uma importante articulação com os diferentes equipamentos da rede pública, especialmente com a Unidade da Saúde da Família da Vila Sahy e a Secretaria de Saúde de São Sebastião. Encaminhamentos para as diferentes áreas da saúde foram facilitados, tendo em vista um olhar para a saúde de forma integral.

totalizaram-se mais de 4000 atendimentos entre crianças, adolescentes e adultos até outubro de 2023.

Sob o projeto PIER TERRITÓRIOS serão realizados atendimentos em grupo, de crianças, adolescentes e adultos, tendo em vista a ressignificação e reorganização do mundo presumido individual e coletivo pós tragédia (o que se configura como a QUARTA ETAPA de trabalho em situações de emergência e resgate).

A equipe e o trabalho FORAM oficializados com a fundação da Organização da Sociedade Civil PIER, que visa se tornar uma referência na promoção de saúde mental na Costa Sul de São Sebastião.

Portanto, a nossa história acabou se constituindo como um plano de ação voltado para emergências, urgências e desastres, contemplando no PRIMEIRO MOMENTO o acolhimento e suporte às vítimas, proporcionando a escuta e direcionamento às necessidades emergenciais. Em um SEGUNDO MOMENTO, o diagnóstico, elaboração de plano de ação e composição e fortalecimento das redes de apoio. No TERCEIRO MOMENTO, a adequação de espaços psicoterapêuticos para o atendimento individual e em grupo de forma online e presencial baseado na psicoterapia breve e na terapia comunitária. No QUARTO MOMENTO, atendimentos de psicoterapia em grupo com o foco na reorganização do mundo presumido do indivíduo e do coletivo, além dos atendimentos individuais que se façam necessários em decorrência da necessidade dos atendidos. E, por último, como QUINTO MOMENTO, o compartilhamento das experiências do projeto, multiplicando, formando e capacitando profissionais para o atendimento dessa demanda.

*Neste primeiro momento contamos com Organizações e Institutos que colaboraram com este trabalho, tais como o Instituto Verdescola, Horas da Vida, União BR, 4 Estações Instituto de Psicologia, Céu Estrelado, Pedagogia de Emergência, Buscapé, Atados São Paulo e o apoio de representantes do Governo do Estado de SP e da Prefeitura de São Sebastião.

bottom of page